SEO: Guia básico para blogueiras (os)

10:29

Oi gente, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Há algum tempo descobri o SEO - Search Engine Optimization - e comecei a otimizar minhas postagens no blog e também os meus vídeos no youtube. O SEO é uma estrutura de organização do seu post que além de melhorar a parte visual, também contribui para um engajamento melhor nas pesquisas do Google. Através do SEO, o seu blog pode ser encontrado com mais facilidade e aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google. Há várias formas de otimizar suas publicações, e quando comecei a me dedicar mais a elas as visualizações do blog aumentaram e o conteúdo também melhorou. 

Guia básico do SEO para blogger

1. SEO no título da postagem

Antes de começar a escrever seu post, é preciso que você pense em um título chamativo e que não seja muito longo, ele precisa ter menos de 70 caracteres - recomenda-se que tenha mais de 40 caracteres -  para aparecer nas buscas do Google e também ser simples e atrair leitores. É importante que você escolha uma palavra-chave para seu post, por exemplo, a palavra-chave desse post é SEO, então ela precisa estar no título e melhor ainda se ela puder ser a primeira palavra do mesmo. 

2. SEO e a palavra-chave

Quando escolher o tema do seu post, pense em uma palavra-chave, ela não precisa ser longa, é melhor que seja curta e seja o foco do post, pois é necessária a repetição dessa palavra ao longo do post, porém, repita ela de forma sútil, sempre buscando a organização do post e a espontaneidade.

3. SEO no link do post 

Na plataforma blogger assim que inserimos o título do post, na área direita da página um link permanente é criado, apesar de ele estar relacionado ao título que escolhemos, é importante editar caso o link tenha ficado muito extenso e sem foco na palavra-chave da sua postagem.

4. SEO nas imagens do post

Escolher imagens bonitas, com qualidade e resolução boas é muito importante, inclusive, no blog Manual da Blogueira você pode baixar mais de 100 imagens para usar nos seus posts. Porém, além da escolha das imagens é importante ao inserir elas no post clicar sobre elas com o botão direito do mouse, depois disso, clique na opção propriedades e adicione nas duas área de texto o título do seu post. Dessa forma, sua publicação pode ser encontrada através de imagens também.

Guia básico do SEO para blogger

5. SEO na meta-tags

A meta-descrição é aquele curto texto que aparece quando pesquisamos no Google ou em algum site de busca, normalmente na configuração inicial do blogger não há essa opção, então é necessário que você insira essa opção manualmente através das configurações:

1. Clique no nome do seu blog.
2. Acesse a área "Configurações".
4. Acesse a nova opção “Preferências de pesquisa”.
5. Na área “Metatags”, clique em “Editar”.
6. Escolha a opção “Sim” e preencha a descrição do seu blog.

6. SEO nas descrição da pesquisa do post

Na área direita do rascunho do post tem as configurações de postagens, é essencial sempre escrever um texto de até 156 caracteres na descrição da pesquisa, esse texto tem que ser um resumo do assunto do post e deve conter também a palavra-chave em foco, é através dele que as pessoas vão se interessar em entrar na sua publicação ou não.

7. SEO no layout do seu blog

Algo que eu não me atentava há um tempo atrás era ao layout do blog, eu cuidava dele, porém algumas funções estavam desativadas, e algo que deve ser priorizado é o layout responsivo, porque se um leitor fizer uma pesquisa pelo celular os sites de busca pode não sugerir seu blog se ele não for responsivo. Saiba neste post como deixar o seu layout responsivo, tanto no blogger quanto no wordpress.

Essas são as dicas mais simples do SEO que você pode aprender e aplicar no seu blog, é importante saber que também há como fazer alterações no HTML, mas não aconselho arriscar, pois pode comprometer o seu layout e uma alteração errada pode não direcionar seu blog nas buscas do Google. Eu sempre uso o site Ferramenta SEO Blog, depois que termino meu post e antes de publicar, coloco todas as informações nesse site e vejo como está a qualidade do post e o que posso melhorar para otimizar cada vez mais. Há muitos blogs, sites e vídeos com o assunto e que ensinam sobre isso, caso tenham dúvidas deixem aqui nos comentários. Aliás, me contem, vocês usam SEO, notam diferença no crescimento e melhoria do blog? Quero saber! Beijos.

Você também pode gostar

22 comentários

  1. Dicas super interessantes! Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas! Excelente post. Ganhou uma leitora, beijo!


    www.umaloucaporjesuscristo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vinda ao blog Gabriele! Que bom que gostou das dicas, beijos ♥

      Excluir
  3. Já faço a maioria dessas coisas, agora to querendo aumentar a pagerank.

    Fofa Porém Birrenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue sim Jessica, é sempre importante estudarmos sobre isso pra aumentar a credibilidade do nosso conteúdo :D

      Excluir
  4. Amei o post, achei tudo muito bem explicadinho! Parabéns pelo capricho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou Lila, tentei ser objetiva pois o assunto é extenso e complicado. Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  5. Eu já uso SEO há algum tempo e é impressionante a diferença nas buscas de links que apliquei contra os que não apliquei. Vale muito a pena "gastar" uns minutinho na hora de produzir o post e fazer tudo dentro do padrão!


    www.carolvayda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carolina, vale a pena cada tempinho gasto, afinal, é um investimento para o blog né?! Beijos ♥

      Excluir
  6. Essa ferramenta é uma mão na roda rs em todos os sentidos.
    Excelentes dicas <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Erika, adorei seu post. Eu já ouvi falar de SEO e já utilizei algumas vezes, porém ainda tinha/tenho algumas dúvidas, mas consegui esclarecer algumas por aqui. A bem da verdade é que eu esqueço de utilizar o SEO e as vezes quando lembro tenho preguiça de fazer, mas já percebi que nos posts em que usei a visualização é bem maior. Vou me informar mais sobre o assunto para poder usar sempre.

    Beijos

    www.entrelinhaseparagrafos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É trabalhoso e cansativo usar o SEO, mas é muito importante mesmo, foco miga <3

      Excluir
  8. Olá Erika,
    Amei as dicas!!!
    Super sucesso p/ vc!!
    Abraço...

    Cubo urbano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou linda! Obrigada pelo carinho ♥

      Excluir
  9. que dicas ótimas! isso de colocar informações nas fotos do blog é algo que aprendi recentemente e passei a usar, eu antes não ligava muito sobre essas coisas de SEO, mas tô tentando aprender um pouquinho pra melhorar o blog. gostei muito do seu post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda muito, tenho post com mais de 6 mil acessos graças a imagem que está bem posicionada no Google :D

      Excluir
  10. Até salvei aqui, ameiii esse post

    ResponderExcluir

Instagram

Facebook